quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

" Nabita"...



Não faço ideia como se chama este cogumelo...por isso chamei-o de "nabita" que mais propriamente sou eu...que tira uma foto mas desconhece a quê.

4 comentários:

  1. Olá, que coincidência :) havia também fotografias de cogumelos neste blog.
    Mahese, eu apenas conheço uma meia dúzia de espécies de cogumelos, eles são mesmo muito dificeis de identificar, mas, o que fotografaste parece-me um Macrolepidota ou uma Russula. No entanto não tenho a certeza, e pelo sim pelo não mais vale assumir que é venenoso :) eu nunca como os que fotografo.

    ps-chegaste a ver no meu blog as restantes fotografias do meu passeio dos cogumelos? está um link por baixo do post que dá acesso às fotografias.

    beijo

    ResponderEliminar
  2. Ola, eu acho que tive um bocadinho de sorte quando fui fotografar os meus cogumelos. Normalmente é muito difícil fazer fotografias de cogumelos porque costumam ser de cores claras e estar em locais escuros ou com muito pouca luz, o contraste muito acentuado costuma 'enganar' o fotómetro das máquinas fotográficas e as fotografias ou saem muito escuras ou muito claras dependendo se estamos a medir a luz no cogumelo ou no meio onde ele está. Tive sorte porque estava um dia com nevoeiro, o que diminui um bocadinho o contraste. Eu diria que estes são os melhores dias para fotografar cogumelos.
    Estou a usar uma Nikon D80 com uma objectiva exclusivamente manual Nikon 35-70 que fazia parte de um kit que era vendido com a Nikon FM10, acho que a comprei em 1999 e que nem dá para ler a luz correctamente, mas com paciência ainda vou conseguindo tirar umas fotografias eh eh eh.

    beijo

    ps- aproxima-se mais um fim-de-semana, temos que aproveitar para tirar mais umas quantas fotografias eh eh eh

    ResponderEliminar
  3. Um abraço para si evotos de um 2010 absolutamente espectacular!
    Maria Lemos

    ResponderEliminar